Saiba como incorporar ao seu ambiente uma das tendências decorativas mais em alta em 2021: o Japandi.

estilo japandi

Foto: Katsia Jazwinska / Unsplash

O Japandi é um estilo de decoração minimalista que está em alta no mundo todo. Ele é uma fusão do hygge, estilo escandinavo, ao wabi sabi, japonês. A ideia de um ambiente decorado dessa forma é passar as sensações de calma, equilíbrio, harmonia e conforto.

O design escandinavo valoriza o aconchego, por isso trata os lares como se fossem ninhos, o que também é uma influência do clima frio da região, que fica no norte da Europa. Sua arquitetura é marcada pelas linhas retas e simples, aproveitamento da luz natural e cores claras, como cinza, nude, bege e variações de tons pastéis, enquanto a decoração conta com tecidos naturais e volumosos, texturas acolhedoras e quadros com molduras marcadas - um pôster de fundo branco acompanha moldura preta, por exemplo.


Já o design japonês, wabi sabi, que remonta ao século XV e tem base budista, admira as imperfeições e preza pela história que cada objeto carrega. Assim, a arquitetura costuma valer-se de texturas ásperas e rugosas, elementos orgânicos, como fibras naturais e madeiras sustentáveis, e a decoração é composta por peças de cerâmica, elementos rústicos e tons terrosos. O wabi sabi e o hygge, quando separados, podem parecer muito diferentes, mas juntos ficam ótimos. O Japandi é marcado pela simplicidade e pela organização, dando um aspecto “clean” ao ambiente. A paleta de cores é neutra, utilizando tons como cinza, bege, areia e variações de branco. Os materiais costumam ser mais ligados à natureza, por exemplo, a madeira – geralmente clara –, o cimento e a pedra, sendo que poucos objetos têm brilho. Já os móveis são, em sua maioria, baixos, com o objetivo de deixar o clima mais aconchegante.

E agora, como incorporar a tendência Japandi com quadros e pôsteres? A curadoria da Obrah fez uma seleção especial para te ajudar a introduzir esse estilo no seu ambiente. Ao escolher os produtos do site, a recomendação é optar por artes de tons neutros, linhas finas e formas simples para dialogar com o ambiente de forma harmônica.