Evento acontece no Allianz Parque, em São Paulo, até o dia 15 de novembro

Após um ano atípico, sem abrir suas portas, a CasaCor está de volta com novas tendências. A 34ª edição da mostra de design e arquitetura de São Paulo tem como tema “A casa original”. O nome, a princípio, não revela muito, mas o estilo é percebido logo nos primeiros espaços do evento, que contam com elementos inovadores e modernos.

Ambientes e tendências do design

O espaço de Nildo José, um dos primeiros da exposição, impacta os visitantes com as cores claras, quase que em uma monocromia. As formas curvas e orgânicas dialogam com as texturas dos objetos em cerâmica, tecidos e revestimentos. A imperfeição dos objetos orgânicos e o minimalismo ganham destaque na Casa Olaria NJ +.

Foto: MCA Estúdio

O evento conta com 56 ambientes e, apesar de muito diferentes entre si, algumas tendências são observadas na maioria deles. A presença de tons claros e terrosos, texturas rústicas, paredes com arcos e curvas, jardins internos, sofás baixos e trabalhos artesanais são algumas delas. 

O minimalismo também está muito presente nos espaços, como a Casa Alma Duratex, de Melina Romano, que conta com cores claras e formas suaves para passar a ideia de tranquilidade, fluidez e acolhimento. O quadro monocromático dialoga com o ambiente na medida em que transmite uma sensação de paz e bem-estar para quem o contempla. Muitos desses elementos estão relacionados ao Japandi, estilo de decoração minimalista em alta em 2021, que mistura o design japonês e o escandinavo, resultando em ambientes harmônicos e confortáveis.

Meio-ambiente

A sustentabilidade, que já estava em alta, continua se fazendo muito presente em 2021. De acordo com a própria CasaCor, foi implantado um programa de redução de resíduos que obteve a marca de 99,3% de reaproveitamento e 100% de compensação para as emissões de carbono geradas pelo evento. Já nos ambientes, essa tendência foi observada nos materiais orgânicos, como a madeira de reflorestamento na casa sustentável de Guto Requena e o tapete feito com resíduos fabris de Artur Guimarães. A conexão com a natureza é muito valorizada pelos arquitetos nesta edição.

Tendências de quadros

Nessa edição podem ser observados quadros dos mais variados gêneros, como obras em tela, tecidos emoldurados, pôsteres e esculturas em caixas de acrílico dispostas em uma galeria de parede.

A Westwing é a loja oficial do evento. Lá estão produtos exclusivos da marca, dentre eles quadros e pôsteres da Obrah. As artes para parede são ótimas decorações para os ambientes, contribuindo para a sensação de bem estar e modernidade da casa.